La rosilla durango fotos

La rosilla durango fotos

Perspectiva do País

Moçambique tem fronteiras com a Tanzânia, Malawi, Zâmbia, Zimbabué, África do Sul e Suazilândia. A sua longa costa do Oceano Índico (com 2.500 quilómetros) está voltada para Este, para Madagáscar. Cerca de 70% da sua população de 28 milhões (2016) vive e trabalha em áreas rurais. Dispõe de amplas terras aráveis, água, energia, assim como recursos minerais e gás natural recentemente descoberto offshore, três portos marítimos profundos, e uma potencial grande reserva de mão-de-obra. Também está estrategicamente localizado, pois quatro dos seis países com que faz fronteira não têm acesso ao mar, dependendo portanto de Moçambique como uma rota para os mercados globais. Os fortes laços de Moçambique com o motor económico da região, a África do Sul, sublinham a importância do seu desenvolvimento económico, político e social para a estabilidade e crescimento da África Austral como um todo.

Contexto Político

A Frente de Libertação de Moçambique (Frelimo) e a Resistência Nacional Moçambicana (Renamo) continuam a ser as principais forças políticas do país, seguidas pelo Movimento Democrático de Moçambique (MDM). Embora a Frelimo tenha vencido as últimas eleições presidenciais em 2014 e mantenha uma maioria confortável no parlamento, os dois principais partidos da oposição têm vindo a ganhar terreno. A Renamo, um antigo grupo rebelde, manteve a sua milícia após o acordo de paz de 1992 e, ocasionalmente, ainda se registam conflitos armados esporádicos na região central do país. Estão em curso conversações de paz e, como resultado, o Presidente anunciou (Fevereiro de 2018) um ​​acordo sob a forma de uma emenda constitucional submetida para ratificação ao parlamento. Continuam também discussões com a finalidade de integrar os combatentes da Renamo no exército.

Perspectiva Económica

Moçambique continua a sofrer os efeitos da crise da dívida oculta de 2016. O crescimento real do produto interno bruto (PIB) desacelerou para 3,7% em 2017, inferior aos 3,8% em 2016 e bem inferior à taxa de crescimento de 7% do PIB alcançada em média entre 2011 e 2015. As pequenas e médias empresas tiverem um recuo e a sua capacidade de gerar empregos foi ainda mais reduzida. Prevê-se que o crescimento permaneça relativamente estável em torno de 3% a médio prazo. 

A inflação baixou para 7%, apoiada por uma moeda, o metical, mais estável, e a queda dos preços dos bens alimentares. O crescimento da produção agrícola após o El Niño contribuiu para essa tendência, assim como a menor inflação no preço dos bens alimentares.

Os níveis de endividamento continuam elevados e a um nível insustentável. A dívida externa desceu de 103,7% do PIB no final de 2016 para cerca de 85,2% no final de 2017, principalmente devido à valorização do metical. Entretanto, os níveis da dívida interna do governo central aumentaram devido às necessidades de financiamento do orçamento. Moçambique continua a estar em incumprimento do seu Eurobond e nos dois empréstimos anteriormente não revelados. O governo iniciou conversações com os credores sobre uma possível reestruturação da dívida, mas esse processo levará provavelmente algum tempo até dar frutos. 

Desafios ao Desenvolvimento

Os principais desafios são o restabelecimento da estabilidade macroeconómica e o restabelecimento da confiança através de uma melhor governança económica e mais transparência, incluindo o tratamento transparente da investigação sobre dívidas ocultas. Além disso, são necessárias reformas estruturais para apoiar o sector privado que enfrenta actualmente dificuldades.

Outro grande desafio para a economia é a sua diversificação em relação ao actual foco em projectos de capital intensivo e agricultura de subsistência de baixa produtividade, para uma economia mais diversificada e competitiva, fortalecendo ao mesmo tempo os principais impulsionadores da inclusão, como a melhoria da qualidade da educação e da prestação de serviços de saúde, o que poderá, por sua vez, melhorar os indicadores sociais.

Última atualização: 19 de abril de 2018


La rosilla durango fotos 90
A Origem e Queda de Satan s Chamada
La rosilla durango fotos 15
Enfilando: Lavanderas 2 (100 fotos)
La rosilla durango fotos 96
Portal de Aviaci n Ultraligera - Ultralight Aviation Portal
La rosilla durango fotos 26
Bansk Bystrica - Faxcopy as Firemn rieenia, Kancelria a
La rosilla durango fotos 86
Departamento venta Anuncios de inmobiliaria - Yakaz
La rosilla durango fotos 80
La rosilla durango fotos 15
La rosilla durango fotos 21
La rosilla durango fotos 45
La rosilla durango fotos 47
La rosilla durango fotos 23